quinta-feira, 30 de maio de 2019

DICIONÁRIO NORDESTINO, VOCÊ CONHECE?


   O Brasil é um país continental e uma consequência das nossas dimensões está nas características do português falado em cada região. Aqueles que procuram conhecer as festas juninas em Caruaru, Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, devem se familiarizar com o jeito mais acelerado de se falar. Não há qualquer semelhança com o sotaque ouvido, muitas vezes, por atores em novelas regionais.
A primeira impressão está na velocidade com que os nordestinos costumam conversar. Logo, preste atenção e entenda que algumas palavras podem ter sofrido uma contração. 
O famoso "oxênte" é um exemplo. A expressão deve ser originária de um "olha, gente!" e vem sendo contraído até hoje. Só os mais velhos são capazes de dizer "oxênte". Os mais novos já exclamam um "ôxi" e, em breve, será "xi". A língua do povo é viva. 
Os alunos se divertiram em saber o significado de algumas palavras. 

Pesquisando palavras que ouvimos aqui na nossa região.  
Usando o word para registrar e melhorar a leitura e escrita. 



A curiosidade em saber mais trouxe concentração na aula. 

Formatar o texto, tratamento das informações pesquisadas

O 5º ano B produziram o dicionário com as palavras que mais chamaram a sua atenção. 

DICIONÁRIO NORDESTINO: 
PESQUISA DO ALUNO ALISON

ALESADO=SUBSTANTIVO MASCULINO,DADO A LESEIRAS, BOBO, ABESTALHADO.

BABÃO=BAJULADOR; PUXA-SACO.

CHAPÉU DE TOURO=DIZ-SE DA PESSOA QUE MANTÉM RELACIONAMENTO COM INFIEL.

DAR O GRAU=CAPRICHAR.

EMBURACAR=ENTRAR Á FORÇA; INGRESSAR SEM PEDIR LICENÇA.

FOLOTE=FROUXO; FOLGADO.

GASGUITA=FOZ ESGANIÇADA.

INVOCADO=PESSOA COM RAIVA; ENBURRADA; CISMADO.

JABÁ=CARNE DE CHARQUE.

LISO= SEM DINHEIRO.

MAINHA=MAMÃEZINHA.

NÓ CEGO=PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO;SUJEITO ENROLADO;SITUAÇÃO COMPLICADA.

ADONDE=ONDE.

PISA=SURRA.

QUE NEM=A IGUAL A;TAL QUAL.

REMELA=SECREÇÃO OCULAR.

SARRAR=DAR UM AMASSO;NAMORAR.

TRUPIÇÃO=TOPADA.

VEXADO= APRESSADO.

XOXO = PEQUENO;FRANZINO.

ZURETADO=NERVOSO.

PORQUE AS SAÍDAS PEDAGÓGICAS SÃO IMPORTANTES?

O profº Carlos - Ed. Fisica levou os alunos do 6º A no Sesc Campo Limpo, a saída pedagógica se relaciona com a disciplina e traz conhecimentos sobre a vida e sociedade.  Não é apenas diversão! 
                 Quando os alunos saem da escola eles vivenciam habilidades importantes para a sua formação integral. 
                Observação, seleção, comparação, a interpretação do mundo em que vivem e o que os rodeia. Onde estão inseridos? Quais são os meus direitos? Deveres?
             A leitura neste momento é da vida e do mundo. 
             O comportamento está relacionado as regras do ambiente e da sociedade. 
            Ampliar o repertório cultural além dos muros da escola, de forma prazerosa e significativa.            
Experimentar, equilibrar .... se divertir

Alegria e conhecimento.

Tá na moda! Oportunidade de viver um pouco a nova onda da cidade. 

Meio de transporte e de diversão.

PREPARANDO, ESTUDANDO A NOSSA CULTURA....

Estamos cada vez mais próximos da Festa das Manifestações Culturais, alguns alunos pesquisam sobre o norte e nordeste, outros dançam, outras colaboram com a decoração. 

Profª Gisa e seus alunos
 Fazer bandeirinhas, decorar... quem não se lembra dessas coisas no seu tempo de estudante? 
Isso é cultura. Os nossos alunos também se lembrarão desta época, fazemos o melhor juntando diversão e conhecimento. Pesquisando sobre a região norte e nordeste, contando em metros as bandeirinhas que foram feitas para a decoração da escola. 

As bandeirinhas fazem parte do estudo da geometria.

NUNCA DEZ! MATEMÁTICA SE APRENDE JOGANDO.... BRINCANDO!

O 3º ano A deu a partida! Eles usaram o material dourado, quem conversar com eles poderão falar sobre o jogo NUNCA DEZ !


Você vai precisar de folha de  papel,  lápis,  borracha,    material  dourado  e 2 dados.
Trabalhe  em  equipe de  4  pessoas  no  máximo.
alunos do 3ºA
Pra começar jogue   os  dados  e  se  os  dados caírem   3  e   5  =  pegue 8 cubinhos,   jogue o dado  de novo, dessa vez deu 3 e 4 = 7 faça a conta de novo, se o total der mais de 10 você precisa trocar dez cubos por uma barrinha ( uma dezena)
Então pegue  1  barrinha  de    e   7  cubinhos
Dica: lembre-se   que  barrinha   vale 10 cubos,   cada   cubinho vale  1
Ganha  o jogo quem  fizer   mais  pontos
Tayna 3ºA

Professora Thais  e  Sonia Caires

Na sala de aula brincando e aprendendo matemática

O dialogo, as hipóteses se concretizam por meio do material dourado.

Conversar sobre a matemática traz entendimento e paixão.

duplas colaborativas, trabalho em equipe

Os alunos praticam e se divertem. 

Pensar e construir sendo colaborativo. 

quarta-feira, 22 de maio de 2019

"Projeto que instiga a pesquisa estruturada e a iniciação autoral, alicerçado nos pilares do senso-crítico".


              A professora Shirlei Correia de Língua Portuguesa usa a criatividade nas suas aulas, ela movimenta os alunos e faz com eles se apropriem da leitura de uma maneira diferente de aprender a ler e escrever. 
             Muitos alunos apreciam a sua aula, o sentido e significado está presente, nítido. 
             Oralidade, ler com coesão, expor suas ideias, cuidar para escrever corretamente. 
             Olhando para estas fotos percebe-se o quanto os alunos estão concentrados, atentos para fazerem o melhor. 

Atividades como esta enriquece o currículo, fortalece os vínculos, torna-se agradável lembrar depois que o tempo passar da dedicação de todos os envolvidos. Pais, avós, tios, alunos, professores e gestores. 
Assistir uma apresentação dessas é fazer educação de qualidade. Instigar a pesquisar, estruturar textos, preparar uma fala. 
     Um perfeito tribunal!
Os alunos atingiram o objetivo, não tiveram medo de ousar junto com a professora. 

Sim, nós podemos ir mais além quando sentimos o apoio e o reconhecimento de todos esses que foram citados acima.
A batida do martelo indica que a atividade chegou ao fim, temos um verecdito!

Parabéns aos envolvidos!

HORA DE LER E PRODUZIR TEXTO...

     

  Quem escreve quer que alguém leia! Quem lê, quer alguém para compartilhar a leitura. Expor ideias, ampliar vocabulário, melhorar a auto estima por meio de leituras que nos fazem "viajar". Quem não gosta? Se você ainda não sentiu este prazer, tente mais uma vez.
 Neste último sábado, os alunos dos 4º ano C e 5º anos exercitaram esta atividade com  as suas professoras.
Apreciem as fotos!











Leitura compartilhada e produção de   texto           
4º Ano C       5º Anos  A,B e D

FESTA DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO NORTE E NORDESTE


Alunos do 6º ano A com a professora Sonia Caires
   

                   Esta festa acontecerá no dia 08/06/2019... neste dia estaremos prestigiando a região Norte e Nordeste do Brasil.
                   Haverá danças, comidas e muita diversão. Os alunos do 6º A, estarão prontos para fotografar, filmar e registrar este dia.
                   Este é um projeto da Secretaria Municipal de Educação onde o protagonismo infanto juvenil se faz presente, provocando o diálogo, melhorando as habilidades de escrita e leitura. Ser autônomo neste dia e durante o projeto significa ter responsabilidade no  manuseio de equipamentos eletrônicos, usando a criatividade para fotografar e filmar. Cada evento que os alunos fazem o registro ou seja a cobertura jornalística traz para si a possibilidade de aprender de um jeito diferente.
                 O uso do celular se faz necessário, serve como meio para capacitar e instigar o bom uso do aparelho. Problematizar e conscientizar, buscar soluções em grupo.
                  Estamos dando os primeiros passos para evoluir e conquistar aprendizagem mais significativa e colaborativa.
                 Vamos curtir a festa e trabalhar para que seja um sucesso!